top of page

Truques e funções do Google Docs

Truques e funções no Google Docs


O Google Docs é uma ferramenta muito utilizada por quem trabalha na área do marketing e até pelas demais pessoas, por isso, aqui vai algumas dicas que podem te ajudar a usá-lo de maneira mais prática.


1- Atalho para criar um documento


É possível usar um atalho no navegador para criar um documento, sem precisar entrar na página principal do Google Docs. Para isso basta digitar na barra de endereços “doc.new” e pressione Enter, assim abrirá um novo arquivo do Docs na hora.


2- Atalhos do teclado


O Docs tem diversos atalhos de teclado que permitem realizar determinadas funções sem muito esforço. Para começar, digite Ctrl+/ (ou Command+/ no Mac) para abrir uma janela com a lista de todos os atalhos compatíveis com a plataforma.


Alguns desses comandos são:


  • Aumentar o tamanho da fonte: Ctrl + Shift + >

  • Diminuir o tamanho da fonte: Ctrl + Shift + <

  • Abrir bate-papo dentro do documento: Shift + Esc

  • Aumentar imagem ou desenho: Ctrl + Alt + k


3- Digitar por voz


Essa ferramenta pode ser muito útil quando se está com pressa. Basta entrar em “Ferramentas > Digitação por voz" ou pelo comando Ctrl+Shift+S no teclado. Conforme você fala, o texto é escrito. Após isso basta corrigir algo e adicionar vírgula, se preciso.


4- Mover parágrafos em bloco


O Google Docs tem um comando muito útil para facilitar a edição de um texto em blocos. Quando precisar mover parágrafos, marque o parágrafo desejado, segure as teclas Shift+Alt e use as setas do teclado para mover o trecho inteiro de posição.


5- Traduzir textos


O Google Tradutor é outro produto da empresa que está integrado ao Docs. O recurso é útil para criar um documento inteiro em outra língua sem precisar apelar para o copiar e colar. para isso, entre em “Ferramentas”, pressione “Traduzir documento” e selecione um idioma de tradução.



Gostou do post? Acompanhe o nosso blog!


bottom of page